A MAR


Missão


A MAR é uma organização não governamental da sociedade civil (OSCIP),  que, inicialmente, foi fundada para dar suporte e apoio aos grupos de cultura popular e representações folclóricas no estado da Paraíba.

A partir de um trabalho de resgate, incentivo e preservação cultural realizado desde 1989, o MAR foi se desenvolvendo e apoiando entidades públicas e privadas, até se firmar como ONG em 2001. 

Nosso trabalho de organização, mobilização e intercâmbio cultural, atende do litoral ao sertão da Paraíba. Para tanto, temos apoio e participação direta e indireta de artistas e grupos culturais, e sendo assim, chegamos até aqui, com a certeza de termos fortalecido e alicerçado a cultura popular no Estado.

Mas suas áreas temáticas envolvem também Educação, Meio Ambiente e a Sustentabilidade, além da Saúde, para estímulo e propagação da qualidade de vida socioambiental.

Desde 2013, através de sua presidência, houve a reestruturando e abrangendo a atuação da MAR, para que tenhamos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

No Ensino, apoiando a realização de palestras, oficinas, minicursos e cursos nos sistemas presencial e/ou EaD (educação à distância), promovendo conhecimento e formação complementar para estudantes, professores e cidadãos que desejem aprender e expandir suas possibilidades de percepção, pensar, agir e atuar na sociedade.

Na Pesquisa, apoiando a realização de estudos e formação continuada dos membros da ONG, além de promoção de pesquisas em campo nas áreas de educação, sociedade, etnobiologia, etnoecologia e etnomúsica, registrando fatos, processos históricos e culturais, saberes, práticas e crenças das comunidades e, analisando fenômenos e testando hipóteses.


E, na Extensão, através de ações que retornam ás comunidades, promovendo sensibilização, educação e acesso a cultura e a qualidade de vida socioambiental.


Recentemente conseguimos o registro no Diretório de Instituições de Pesquisa Científica Brasileira, representação do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Organograma




Triênio 2020-2022

Presidência
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
Paulo Roberto do Nascimento

Secretaria 
Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Conselho Executivo
Tainá Cornélio Fagundes - Diretora
José Cornélio da Silva Júnior - Vice-Diretor


Conselho Administrativo
Tereza Cristina Borba da Silva Cornélio

Conselho Fiscal
Maria Ernestina Cornélio do Nascimento

Conselho Deliberativo
 Naderdane Uloth

Diretoria Técnica de Projetos
Marina Nogueira Cornélio - Diretora
Ana Glória Cornélio Madruga - Vice-Diretora
Amanda Cornélio Maia - Coordenadora