PROJETOS


1. Etnomúsica

A MAR realiza desde 1989 o estudo da cultura e do folclore em diversos municípios da Paraíba, principalmente no município de Lucena, valorizando, preservando e registrando danças, músicas típicas e demais hábitos das comunidades tradicionais. 
Através da Etnografia, o projeto é desenvolvido por Paulo Ró e Maria Ernestina Cornélio Nascimento, onde realizamos o estudo da cultura e das tradições das comunidades. Da Etnomúsica, o registro da sonoridade, ritmos e letras das comunidades, com sua história e significados míticos e religiosos. E da Etnobiologia, para entender e analisar a relação do ser humano com a natureza, suas formas de utilização e o equilíbrio sustentável que ocorrem nas comunidades e com o patrimônio natural.
A partir deste projeto, a MAR nasce e vem apoiando inúmeros iniciativas para retorno à sociedade e colaboração com o desenvolvimento humano.


Projetos apoiados pela MAR:

2. Projeto Etos

O Projeto Etos, concebido, elaborado e desenvolvido pelos Prof. Dr. Eduardo Córdula e Profa. Dra. Glória Nascimento, para promoção da Educação, Cultura, Meio Ambiente e suas interfaces. Abrange outros subprojetos e foi concebido em 2015, sendo que, desde então, tem nossa parceria e visando divulgação de saberes e práticas, principalmente das/nas comunidades ecológicas locais, tradicionais e culturais. Atua o tripé acadêmico: pesquisa, ensino e extensão.

A partir destes estudos - dissertações e teses acadêmicas - frutificaram seus subprojetos:

  • Revista Etos (www.revistaetos.com.br) - periódico científico interdisciplinar com foco na divulgação científica e de estudos/pesquisas de professores e pesquisadores de todo o país, como estímulo a divulgação de resultados científicos e educacionais, para que possam estimular novas práticas e tornar estes, espelho para outros profissionais, tornarem-se produtores do saber e do fazer em prol de nossa sociedade. A divulgação do conhecimento é uma das diretrizes centrais da Revista, razão pela a MAR proporcionou sua criação e manutenção. Fazendo ciências para ciências, e dicotomizando o paradigma das publicações que possem altos valores para serem pagos e que oneram os pesquisadores. 
  • MAR Publicações (marpub.ong.br) - que iniciou suas atividades em março de 2020, e tem como intuito ser uma forma sem fins lucrativos de proporcionar publicações, ou seja, utilizando capital humano, através de economia solidária, promover a editoração, formatação, designe e estrutura no formato e-book (livro digital), de produções literais, estudos, reflexões, ilustrações/foto, de cidadãos, pesquisadores, professores, estudantes e de entidades da sociedade civil organizada. Os custos reais são mínimos, e giram entorno da obtenção do ISBN da obra e da sua formatação e estruturação, que o autor ou autores, na forma de valor simbólico, poderão doar para promoção dos projetos e demais ações da ONG. 
  • Sementes do Saber: através de oficinas, palestras, minicursos presenciais e também com nossa plataforma EaD (projeto-etos.coursify.me), promovendo a formação complementar ou aprofundamento para professores em todos os níveis de atuação educacional, estudantes de educação básica, de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. 


3. Projeto Publicações Técnico-Científicas

Com o apoio da mar a estes projetos, e seus profissionais, frutificam publicações técnico-científicas em periódicos científicos, ou na forma de livros e capítulos de livros, monografias de especialização (Pós-Graduação Latu sensu), TCCs - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, dissertações e teses de programas de Pós-Graduação Strictu sensu.
Atualmente a MAR conta com profissionais com nível técnico, graduados, especialistas, mestres e doutores atuando e apoiando suas atividades.