AÇÕES

Projetos e ações apoiados/desenvolvidos pela ONG MAR!


1. Etnomúsica

Através das pesquisas  estudos da cultura popular Paraibana e de suas múltiplas formas de expressão Paulo Roberto do Nascimento (o artista Paulo Ró) e Maria Ernestina Cornélio do Nascimento, realização a produção etnomusical da cultura da Paraíba, mantendo viva cânticos, poemas e ritos, antes que "as areias do tempo as apaguem de nossa existência". Sua atuação atualmente vai além das obras paraibanas, alcançando outros artistas brasileiros. Projetos que recebem o apoio da MAR.

Vídeos das atividades de Paulo Ró: Clique Aqui!

A) Grupo Cultural Cambindas Brilhantes, Lucena-PB - 1980 até os dias atuais.
      Promove a manutenção e o registro desta expressão cultural. 

B) Na etnomúsica e nas parceiras com artistas brasileiros, frutificaram as discografias: 



2. ONG MAR apoiando as ações Escolares


2.1 Estímulo a Adoção de Metodologias Ativas


2020 - Gamificação com o jogo Sodoku

O jogo estimula o raciocínio lógico, amplia os processo cognitivos e a percepção dos jogadores. Desta forma, acelera o pensamento, na busca de soluções para os problemas apresentados.
A MAR apoiou o desenvolvimento da atividade através de uma competição didática, para estimular os alunos a jogarem, na disciplina do Prof. Dr. Eduardo Córdula, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pessoa Cavalcanti, em Cabedelo-PB.




3. Projeto Etos - Pesquisa, Ensino e Extensão

3.1 Curso Escrita Acadêmica

Na modalidade presencial, foi realizado em 2016 na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), em parceria com a ONG MARÉ, constando de 40h/a e emissão de certificado para os participantes.


3.2 Oficinas 

Apoiando atividades de outras ONGs, entidades públicas e privadas, nossos integrantes promovem oficinas, sendo uma das ONGs a a ONG MARÉ de João Pessoa, visando participar de seu projeto Compartilhando Saberes, que são oficinas mensais de conhecimentos multidisciplinares, e, ao mesmo tempo, contribuir ministrando um das oficinas anuais deste projeto. Bem como, em outros eventos a convite.
Além destas, promover a sensibilização e conscientização de crianças, jovens e adultos em comunidades nos ambientes formais e informais de ensino, quanto a temas diversos de nossa sociedade e do planetários.

2013.1 - Sabão Caseiro Ecológico para Professores



2013 - Os Jogos no Ensino de Ciências e Biologia, para Graduandos - UESC, Ilhéus-BA.


2013 - Oficinas de Sensibilização para crianças no Assentamento Oiteiro de Miranda, Lucena-PB
          


        2013 - Oficinas de Sensibilização para agricultores no Assentamento Oiteiro de Miranda, Lucena-PB


2014 - Oficina de formação de Professores sobre o Mundo Revelado pela Caixa de Areia (sandplay), João Pessoa-PB



2015 - Oficina de Escrita Científica para Professores de Educação Básica, João Pessoa-PB

2016 - Oficina de Dinâmica e Ludicidade na Educação Formal e Ambiental, para Professores de Educação Básica, João Pessoa-PB


2017. 1 - Oficina de utilização de Recursos do Google Gmail - Blogs, para Professores de Educação Básica, João Pessoa-PB

2017.2 - Oficina de Metodologias de Ensino para Professores de Educação Básica, João Pessoa-PB 



2019 - Oficina Simplificando a ABNT para alunos dos Cursos Técnicos e de Graduação do IFPB, Campus Cabedelo-PB, no III SIMAQ - Simpósio de Meio Ambiente e Química 






3.3 Mesa Redonda

Realizada na UESC - Universidade Estadual da Bahia, em Ilhéus, no I EJDU, em 2013, onde foi apresentado o tema "O lúdico nas escolas e na comunidade".




3.3 Curso de Curta Duração EaD - ABNTs para Publicações e Trabalhos Acadêmicos

Projeto criado e desenvolvido pelo Prof. Dr. Eduardo Córdula, tem o apoio da MAR, pois desde 2019 vem realizando esta atividade de promoção do desenvolvimento de graduandos, pós-graduandos e profissionais.
Na modalidade EaD (Educação à Distância), através da metodologia de uso de redes sociais, pelo Whatsapp, inteiramente gratuito e com certificação pela carga horária do curso e com frequência por atividades realizadas. Em cada módulo teoria e atividade para contabilizar a participação do cursista.  O curso é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação que queiram conhecer e entender como utilizar a normalização de trabalhos acadêmicos através das ABNT's.
As inscrições são abertas através do Instagram da MAR e compartilhada pelos integrantes e colaboradores. São ofertadas 40 vagas todos semestre desde 2019.
A exigência são pelas: (1°) pelo cumprimento das regras de bom convívio em grupos de redes sociais e (2°) pelo cumprimento da carga-horária mínima de 70% na realização das atividades, e que irá para o certificado.



Cursos já realizados:

  1. Turma 2019.1 - 20 horas/aula, com emissão de certificado, com início em 10 de fevereiro e término em 08 de março de 2019.
  2. Turma 2019.2 - 36 horas/aula, com emissão de certificado, com início em 10 de setembro e término em 18 de novembro de 2019.

Este curso visa colaborar para o desenvolvimento dos que desejar normalizar trabalhos e conhecer a aplicação das ABNTs.


3.5 Eventos 

1° Lagoa Cultural - Lagoa de Praia, Rio Tinto-PB - Dias 04 e 05 de janeiro de 2013

PROGRAMAÇÃO:
Dia 04:
> Noite – às 19 horas: Show de Etnomúsica - Paulo Ró
Dia 05:
> Tarde – às 14 horas: Oficina de Produção de Brinquedos com materiais reutilizáveis para Crianças
>Noite – às 19 horas: Show de Etnomúsica - Paulo Ró



2° Lagoa Cultural - Lagoa de Praia, Rio Tinto-PB - Dias 24 e 25 de Janeiro de 2014

PROGRAMAÇÃO:
Dia 24:
> Tarde – às 14 horas: Oficina produção de máscaras carnavalescas para crianças.
> Noite – às 19 horas: Exibição do desenho animado “Reino Escondido”.
Dia 25:
> Tarde – às 14 horas: Oficina "Arte Natureza" para crianças. 
>Noite – às 19 horas: Apresentação do grupo Lapinha da Barra e show de etnomúsica - Paulo Ró.





3. Representação em Conselhos de Entidades

Através de seus integrantes, atuando em prol da sociedade e da melhoria das comunidades, trazendo contribuições com capital social através da formação e do conhecimento dos integrantes da MAR.

> Comitê Gestor do Projeto Orla de Lucena - de 2011 a 2017.
> APA Barra de Mamanguape - de 2013 a 2015.